José Mindlin

Para nós que nos desesperamos às vezes quando olhamos para a quantidade de livros não lidos que habitam nossas estantes, há conforto (acho) em lembrar de grandes colecionadores como José Mindlin, quem foi, entre outras coisas, um bibliófilo. Apaixonado por livros e pela leitura, ao longo de sua vida foi alimentando, junto de sua esposa, Guita, uma coleção que contava também com muitos livros considerados raros.

De novo fiquei pensando sobre nossas grandes bibliotecas particulares (lembram deste vídeo?). Sempre faço isso, porque para mim este não é um assunto fechado. A entrevista que Mindlin deu ao programa Roda Viva no final de 2006 (abaixo) me fez repensar a relevância da materialidade do livro. Durante a entrevista, percebe-se que Mindlin não era apenas um colecionador ou um mero bibliófilo. Antes de tudo, ele era um leitor cuidadoso, profundo e que não se furtava de reler (várias vezes) seus livros preferidos. E em alguns momentos nota-se que uma edição determinada, uma lombada diferente ou uma dedicatória têm alguma força sobre o leitor, a ponto de provocar mudanças na maneira como se lê. Esses elementos materiais podem ser catalisadores, podem trazer à tona uma memória, um sentimento – e alterar a leitura. Enquanto assistia José Mindlin falar tive muitas vezes vontade de passar as mãos pelas minhas estantes, folhear livros e recordar…

Em 2005 parte desta coleção, a brasiliana, foi doada à USP, que construiu um prédio especialmente para abrigá-la. Parte do acervo foi digitalizado e está acessível online. O catálogo também está disponível para consulta no site da Biblioteca Brasiliana Guita e José Mindlin.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s