Futurologia: meta para 2015

Uma pequena retrospectiva para começar.

Até a metade deste ano eu estava em um certo ritmo de leitura. Embora eu não lesse tanto quanto outras pessoas que falam sobre literatura na internet, era uma média maior do que a que eu estava acostumada. Eu havia criado este blog e um canal no YouTube e precisava de assunto. A partir do meio do ano, com algumas mudanças na minha vida, diminuí drasticamente meu passo e, após resolver algumas coisas e retomar minhas leituras, resolvi me dar o tempo.

Percebi que meu ritmo é outro. Não é corrido, não devoro todos os livros que eu leio. Para usar uma metáfora da corrida, acho que tenho sprints, uns arrancos nos quais mergulho numa leitura, e outros momentos mais lentos, uns hiatos. Um leitor, acredito, não é definido necessariamente pela quantidade de livros que lê em um ano. A minha ficha para isso caiu verdadeiramente só agora: eu preciso de tempo para digerir, eu gosto dos intervalos para pensar sobre o que leio.

Desta forma, resolvi não me colocar uma meta de quantidade de livros. Também não pretendo participar de desafios (embora pretenda me juntar a alguns desafios de acordo com o meu interesse). É verdade que me lancei o Projeto Por que ler os clássicos, mas ele não tem prazo. Percebi, no entanto, que leio em grande parte homens brancos europeus. Achei preocupante. Sendo assim, a única premissa que pretendo seguir é a de tentar diversificar minhas leituras.

A Juliana Brina do blog e canal o pintassilgo, coincidentemente (ou não – acho que, felizmente, o movimento pela diversificação na literatura agora existe e se fortalece cada vez mais) publicou um vídeo-convite para 2015. Eu aceitei e espero comparecer.

5 ideias sobre “Futurologia: meta para 2015

  1. Aline Aimée (@alineaimee)

    Achei muito interessante esse projeto da Juliana. Sou enrolada à beça, mas fiz uns projetos e desafios esse ano. Pretendo passar o ano que vem menos alucinada, refletindo mais nas leituras também.
    Mas dependendo dos títulos que a Ju ler, dos comentários e da disponibilidade, pode ser que eu me arrisque. Preciso ler japoneses! É uma falha na minha lista de autores. Beijo!

    Resposta
  2. Maira Neves

    Olívia estive pensando algo parecido esses meses. Acho que meu maior desejo para 2015 é parar de cobrança. Sem metas e sem desafios – sou péssima com eles e eles me fazem sofrer. Acho que a unica coisa que quero me esforçar mais para fazer é participar das leituras compartilhadas do fórum. Fora isso, que 2015 seja leve.
    Beijo grande

    Resposta
  3. Lulu

    Olivia, eu também tenho o ritmo de leitura lento e preciso de um tempo para digeri-las. Sobre os desafios, mesmo achando legal, não me comprometo em participar, pois me sinto pressionada a ler algo que não estou com vontade no momento, mesmo que seja aquele livro que pretendo ler algum dia. Ah, e nunca faço metas. Vou lendo o que tiver vontade durante o ano. Enfim, que demais o projeto da Juliana Brina ^_^
    Desejo que seu 2015 seja um ano de excelentes leituras! 😉
    Beijão!

    Resposta
  4. Brunna

    Oi, Olivia, tudo bem? Meu nome é Brunna, acompanho seu blog/vlog há algum tempo mas nunca comentei, mas gostei tanto do projeto Leitores sem fronteiras que resolvi me manifestar! Que ideia maravilhosa! Com certeza é meu perfil e gostaria muito de participar!

    Beijos e bom ano de leituras!

    http://www.dobrodametade.com.br

    Resposta
    1. Olivia Autor do post

      Olá, Brunna! Sim, um projeto muito interessante da Juliana Brina do Pintassilgo! Ela já está a todo vapor postando resenhas por lá. Eu resolvi interpretar mais livremente a ideia, estou ampliando minhas fronteiras nao necessariamente apenas geograficas, mas de modo geral tentando ler mais diversamente.
      Abraços e bom 2015! =)

      Resposta

Deixe um comentário

