Projeto: Por que ler os clássicos

Decidi colocar em prática e publicizar um projeto sobre o qual venho pensando já há uns bons meses.

O Projeto Por Que Ler os Clássicos é baseado no livro de mesmo nome do escritor italiano Italo Calvino, que contém pequenos capítulos sobre 32 textos ou autores considerados clássicos da literatura mundial.

Por que ler os clássicos, Italo CalvinoNão estou colocando prazo para isto no momento, mas estando o projeto criado, acabamos direcionando, aqui e ali, as leituras para o que está proposto. Também não me prenderei a ler na ordem – vou indo no que me der vontade. Ainda não procurei por traduções de todos os livros e nem sei se todos estão em português (na edição que tenho de “Por que ler os clássicos”, da Companhia de Bolso, vários estão com títulos não traduzidos), então recorrerei a idiomas estrangeiros que domino o suficiente para me aventurar na leitura (espanhol e inglês – o alemão, coitado, foi ficando para trás sem nunca ter estado exatamente à frente).

Segue a lista de obras/autores que mereceram um capítulo no livro do Calvino:

A Odisséia, de Homero
Anábase, de Xenofonte
Metamorfoses, de Ovídio
História natural, de Plínio
As sete princesas, de Nezami*
Tirant lo Blanc, de Joanot Martorell e Martí Joan de Galba / Don Quixote, de Miguel de Cervantes**
Orlando furioso, Matteo Maria Boiardo
De propria vita, de Gerolamo Cardan
Galileu Galilei
Histoire comique des états et empires de la Lune, de Cyrano de Bergerac
Robinson Crusoe, de Daniel Defoe
Cândido, de Voltaire
Jacques, o fatalista, e seu amo, de Denis Diderot
Giammaria Ortes
Stendhal
Balzac ***
Our mutual friend, de Charles Dickens
Três contos, de Gustave Flaubert
Dois hussardos, de Lev Tolstói
O homem que corrompeu Hadleyburg, de Mark Twain
Daisy Miller, de Henry James
O pavilhão nas dunas, de Robert Louis Stevenson
Joseph Conrad
O doutor Jivago, de Boris Pasternak
La cognizione del dolore / Quer pasticciaccio brutto de via Merulana, de Carlo Emilio Gadda
Eugenio Montale
Ernest Hemingway
Francis Ponge
Jorge Luis Borges
Raymond Queneau
La luna e i faló, de Cesare Pavese

*Esse vai ser complicado, parece que o Calvino se refere a uma tradução específica para o italiano, feita por Alessandro Bausani.
** O capítulo parece discorrer sobre vários romances de cavalaria, sobretudo na relação entre as duas obras citadas. Vou escolher apenas uma para o desafio.
*** Calvino fala especificamente da cidade na obra de Balzac. Assim, ainda farei uma seleção de histórias que se encaixem na temática.

16 ideias sobre “Projeto: Por que ler os clássicos

  1. Tati

    Adorei Olívia!
    Estou com um projeto para ler alguns calhamaços ano que vem também, então consequentemente serão muitos clássicos 🙂
    Talvez te acompanhe em alguns!
    Beijos!

    Resposta
    1. Olivia Autor do post

      Ah, legal, Tati! Estou lendo dois livrões no momento e sentindo necessidade desses grandões que crescem com a gente – a leitura fica tao gostosa!
      Te espero nas leituras!
      Beijos!

      Resposta
  2. Ludimila Ferreira

    Vários projetos literários para ano que vem! Vou começar o da Rory Gilmore e tem uma lista com clássicos brasileiros (se não me engano) rodando por aí, talvez inclua alguns dessa lista também 😀

    Resposta
    1. Olivia Autor do post

      Oi, Ludimila!
      Estou tentando manter os pés no chão, sem grandes projetos. Muita coisa para o ano que vem, não terei tempo… Esse projeto aqui, como eu disse, é pra vida. Um dia eu espero terminar! haha! Espero te encontrar em leituras comuns. =)
      Beijos!

      Resposta
  3. Michelle

    Muito bacana!
    Eu também já estou preparando alguns projetos.
    Dessa lista que você postou, quero ler “Cândido” e “Robinson Crusoe”. Se quiser companhia quando for ler esses, me dá um toque! 🙂
    Boas leituras!
    bjo

    Resposta
    1. Olivia Autor do post

      Olá, Michelle!
      Avisarei, sim, é claro! Sempre bom ter companhia na literatura, acho que é por isso que a gente escolheu escrever blogs… =)
      Abraços!

      Resposta
  4. Pingback: Futurologia: meta para 2015 | Biblioconto

  5. Pingback: Leituras do mês | Março 2015 | Biblioconto

  6. Denise Mercedes

    Olívia, retoma seu projeto sim! Eu amo esse livro: só li o ensaio inicial e mais dois, um dia quero ler cada ensaio tendo lido a obra correspondente. Ou seja, quero fazer algo como o seu projeto! rs
    Beijos!

    Resposta
    1. Olivia Autor do post

      Oi, Denise! Também tinha lido a introdução já, dá uma vontade de reler umas coisas, né? Me animei super a fazer o vídeo com os planos das proximas leituras do projeto. Quem sabe uma ou outra pessoa não anima a ler algo junto? Já seria um incentivo.
      Obrigada pelo apoio, Denise, me deu um alento aqui pra tocar a ideia adiante. =)
      Beijos!

      Resposta
  7. Eduarda Sampaio

    Boa sorte, Olívia! ^_^
    Os livros dessa lista são todos bem complicadinhos de achar em português. Procurei Daisy Miller, por exemplo, para o Desafio de Rory Gilmore e não encontrei.
    Desses da lista já li Robinson Crusoé, alguns de Balzac e alguns de Hemigway.
    Beijo!

    Resposta
  8. Maria Christina Monteiro de Castro

    Primeira vez que entro aqui. Mu nome é Maria Christina,m 74 anos, jornalista aposentada, autora de um romance (por enquanto agora) e um livro de contos (Acerto de contos), os dois publicados tardiamente. Sempre adorei ler, os livros foram, senmpre a minha mais querida e indispensável companhia. Parabéns pelo blog

    Resposta
    1. Olivia Autor do post

      Oi, Maria Christina!
      Muito obrigada pelo comentário e parabéns pelas publicações! =)
      O blog aqui anda meio parado. É a intenção voltar a me dedicar mais a ele, espero que você retorne à esta casinha humilde. 😉
      Abraços!

      Resposta
      1. Maria Christina Monteiro de Castro

        Na verdade, nem sei como fui parar lá…tenho um grupo que se reúne na minha casa para discutir livros e literatura e estimular a escrita. e descobri seu blog. um beijo

Deixe um comentário

