Café, pão de queijo e… O Sol é Para Todos

Atticus Finch é um desses nomes que eu já conhecia. Associava somente ao Gregory Peck, sem ter ideia de que tipo de personagem ele era, em que história ele aparecia. Aliás, essa é a minha maneira preferida de começar a ler um livro: sem saber nada sobre a trama. Foi assim, então, que cheguei em “O sol é para todos”.

ToKillaMockingbirdPublicado originalmente nos Estados Unidos em 1960, a história de Harper Lee é contada em primeira pessoa, sob o ponto de vista de uma menina entre seus 6 e quase 9 anos de idade. É pelo olhar particular de crianças que somos apresentados às pessoas da pequena cidade de Maycomb, no estado do Alabama, nos anos 1930.

Fica clara a razão deste livro ter se tornado um clássico instantâneo nos EUA. À época de sua publicação, os movimentos no sul do país pelos direitos civis dos negros estava em evidência, com protestos e manifestações tomando formas cada vez mais definidas. “O sol é para todos” escancarou um grande problema social americano, a segregação racial, de forma delicada embora contundente.

Ao longo das páginas, vamos construindo uma ideia do que é a sociedade da pequena cidade sulista. O círculo em evidência é formado por brancos de situação financeira razoável (é o período de depressão). Nas periferias, temos os pequenos agricultores – pobres – e os negros. Aprendemos junto com as crianças o que significa pertencer a cada um desses grupos, quem excluir, como interpretar certos aspectos, seja a roupa, o modo de falar, as escolhas de vida. Os adultos, ao descreverem algo, prescrevem como se comportar perante aquilo. No entender das crianças, no entanto, o modo de pensar que nós como leitores acabamos assumindo, as explicações parecem capengas: argumentos pobres e verdades que se aplicam a uns e não a outros.

OSoléParaTodosE porque estamos vendo tudo pelos olhos dessas crianças, a figura de Atticus Finch assume aquele ar heróico que tendemos a conferir a nossos pais. E certamente é um personagem fantástico! Parte dele o fio condutor da história: colocar-se no lugar do outro. Ao tentar assumir um outro ponto de vista, evidenciam-se as diferenças, os privilégios – e as covardias.

É difícil falar muito de “O sol é para todos” sem cair em spoilers, então vou ficando por aqui. Uma leitura deliciosa, emocionante (sem ser piegas) e incrivelmente (e infelizmente) válida ainda hoje.

Título original: To kill a mockingbird
Ano de publicação: 1960
Idioma original: Inglês

Título em português: O sol é para todos
Ano de publicação: 2006
Editora: José Olympio
364 páginas
(Esgotado)

10 ideias sobre “Café, pão de queijo e… O Sol é Para Todos

  1. Michelle

    Comigo também foi assim. Eu só sabia que o livro era famoso e que havia virado filme com o Gregory Peck. Não tinha a menor ideia sobre a trama. E foi uma leitura que me ganhou logo nas primeiras páginas. Foi uma ótima surpresa encontrar uma história tão envolvente e delicada sobre um assunto tão sério e, como você disse, infelizmente atual. Entrou na minha lista dos melhores de todos os tempos.
    bjo

    Resposta
    1. Olivia Autor do post

      Pois é, Michelle! Uma bela surpresa, né? Infelizmente o preconceito da década de 30 era verdade (e como!) no contexto de publicação do livro, mas o que nos EUA parece circular de ideia é que a luta dos negros acabou ali, no movimento pelos direitos civis. Hoje parece que eles enxergam isso como história e nada mais, no sentido de ter ficado no passado. Fico pensando no bafafá que foi aquele filme “The Help”, que todo mundo achou lindo e fofo e nao sei mais o que. Um filme legal, mas que ameniza a situação atual. Mas enfim, já estou estrapolando aqui!!! Obrigada pelo comentário! Besos!

      Resposta
    1. Olivia Autor do post

      Olá! É um lindo livro mesmo e mais ainda: a leitura continuar com a gente, sabe? Eu ando pensando e pensando sobre o assunto, mesmo semanas após terminar de ler o livro…

      Resposta
  2. Maira

    Olívia, eu quero muito ler esse livro! Mas tem esse problema da edição brasileira estar esgotada…já consegui um e-book, mas, sabe como é?, queria o livro, he he.
    Mas ele (e-book) já está na minha “pequena” lista de 2014 \o/
    beijo grande,

    Resposta
    1. Olivia Autor do post

      Oi, Maíra! Obrigada pelo comentário. =)
      Ó, leia mesmo. É muito lindo e é dessas leituras que seguem com a gente. Eu não paro de pensar no assunto, me pego procurando outras coisas relacionadas… E com essa discussão agora sobre a escravidão por causa do filme 12 Anos de Escravidão (que não vi ainda) me parece relevante demais pensar nisso tudo. Mas enfim, estou extrapolando aqui. Enfim, recomendado demais! =D

      Resposta
  3. Pingback: Panorama em leituras: fevereiro de 2014 | Biblioconto

  4. Pingback: Feira: Fevereiro de 2014 | Biblioconto

    1. Olivia Autor do post

      Leia, Jeniffer! Eu gostei MUITO da Chimamanda. Já gostava dela pelas entrevistas e pela TEDTalk, mas o livro me deixou ainda mais encantada. Se não me engano já saiu o filme, então corre pra ler antes!! =)

      Resposta

Deixe um comentário

